24
abr
15

ESTRADA DOS ROMEIROS – ITU SP

 

Domingo… Acordamos cedo, o tempo estava meio encoberto. Não chovia, não estava muito calor.

Um dia perfeito para comer uma picanha!

Os restaurantes em São Paulo ficam tão cheios e nenhum lugar tem uma picanha tão saborosa quanto o Rancho da Picanha.

Não nos restou outra alternativa…  Bora prá Itu!

Alguma coisa nos dizia para não ir pela Castelo Branco… Resolvemos seguir pela ESTRADA DOS ROMEIROS, uma estradinha muito gostosa, cheia de curvinhas, muita vegetação, o rio Tietê correndo ao lado durante boa parte do caminho (seria melhor se o rio fosse limpo no decorrer de seu curso).

Nós optamos por iniciar nossa viagem pegando a estrada dos Romeiros em Barueri. Para isso, pegamos a Castelo Branco pela Marginal Pinheiros (chega no Km 14 da Castelo, sentido interior).

No Km 26 tem uma saída para Santana do Parnaíba, passando por dentro da cidade de Barueri que, aliás, está bem organizada e cheia de placas indicativas. Sempre seguindo as indicações de Santana do Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus.

Desse ponto em diante, é só seguir a estrada, que passa pelos municípios de Santana do Parnaíba, Pirapora de Bom Jesus, Cabreúva, chegando a Itu. De Itu nós seguimos para a SP 079, (Rodovia Waldomiro Correa de Camargo) para comer nossa picanha especial. O Rancho da Picanha fica do lado esquerdo da rodovia. Nós tínhamos tomado café da manhã em Pirapora, de maneira que um prato individual deu bem para nós dois (gastamos R$ 100,00 no almoço – sem bebida alcoólica).

Esse é realmente um roteiro obrigatório para quem gosta de passear de moto… Para quem gosta de sair de carro… Para quem curte uma aventura de bike… Maravilhosa a sensação de percorrer as curvas da estrada, cercada de mata que preserva várias espécies nativas.

Selecionamos alguns trechos da estrada nesse vídeo.

Inaugurada em 1922 a estrada foi aberta para ligar a cidade de Itu a São Paulo. O caminho foi aberto e hoje a estrada dos Romeiros é uma continuidade das Avenidas Vital Brasil e Corifeu de Azevedo Marques (em São Paulo), Avenida dos Autonomistas (em Osasco) e segue (às vezes mudando nome nas áreas urbanas) até a cidade de Itu.

O nome Romeiros vem da tradição religiosa das comunidades do interior, que seguem com destino ao santuário do Bom Jesus de Pirapora a pé, de bicicletas, charretes e cavalos.

“Não é à toa que essa região atrai vários turistas: A arquitetura das sedes das fazendas de café, as edificações simples, a paisagem e a mata de característica Atlântica latifoliada, ainda existentes ao longo do rio Tietê, serviu de cenário para mais de 60 filmes. Surgiram diversas áreas de “campings”, restaurantes, casa de doces, comidas típicas em seu percurso.


0 Responses to “ESTRADA DOS ROMEIROS – ITU SP”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: